A PESAGEM DE CAMINHÕES
Após uma década, o Brasil retomou de forma intensiva a fiscalização do peso dos caminhões em circulação pelas vias públicas. Especialmente o retorno do controle do peso nos eixos, suspenso em 1999, exige dos embarcadores e transportadores novas técnicas no carregamento dos seus veículos.

PLANEJAMENTO COMO FERRAMENTA PARA ELIMINAÇÃO DAS MULTAS
Somente com informações técnicas confiáveis o embarcador e o transportador podem evitar as multas por excesso de peso nos seus veículos.

EXPERIENCIA E TECNOLOGIA
Profissionais que por mais de 20 anos atuaram em projetos, ensaios de homologação, inspeção, pesquisa científica, sempre focados no Trânsito e no Transporte Rodoviário, se somam a utilização de novas ferramentas.

ASSESSORIA E TREINAMENTO
Além da elaboração de planos de carga, análise de multas, análise e especificação dos veículos e equipamentos de transporte, o escopo de serviços pode incluir o treinamento para operadores, motoristas e gestores.

As últimas Resoluções do Conselho Nacional de Trânsito – CONTRAN, Nos 210 e 211 de 2006, 258/07, 290/09, 526/15 e Portaria 63/09 do DENATRAN, trouxeram a segurança jurídica necessária para o controle dos pesos dos veículos de carga.
Além dos limites no Peso Bruto Total e no Peso por Eixo, confirmaram as responsabilidades no caso de Infração por excesso de carga.
Consolidou-se que, quando vários embarcadores carregaram determinado caminhão, é de responsabilidade do Transportador distribuir corretamente as cargas sobre o veículo.
Mas se o Embarcador é único, é ele o responsável pela correta distribuição do peso sobre o caminhão e a ele caberá a multa.
Assim, além de bem produzir o seu produto, o Embarcador deve ter a expertise de como transportá-lo de forma correta.

A elaboração de Planos de Carga (Load Plan) que a TRS Learning desenvolve para Embarcadores e Transportadores de diversos segmentos envolve desde a escolha dos veículos, o registro da tara do veículo, os cálculos para o posicionamento correto dentro da carroceria, até a verificação final após o carregamento.
Pela análise das multas é possível identificar aonde ocorreu a falha, inclusive se o problema está no caminhão, e assim tomar as medidas preventivas e corretivas.
Planejamento é essencial para obter um transporte da carga eficaz, confiável e seguro.

Benefícios do serviço

Contratar os serviços da TRS para elaboração de planos de carga e cálculos de distribuição de peso, o cliente reduz significativamente o risco de multas por excesso de peso total e por eixos, e todas as suas conseqüências assessórias tanto financeiras quanto de imagem.
Os serviços da TRS atendem as necessidades de toda a cadeia logística: Embarcador, Gerenciador de Risco, Seguradora, Transportador, proporcionando a todos as informações necessárias para que a carga seja transportada sem problemas.