Amarração e Acondicionamento de Cargas

Os requisitos legais e a boa técnica exigem que todas as cargas transportadas em veículos sejam devidamente acondicionadas e amarradas, independentemente do tipo de percurso. Este acondicionamento permite proteger as pessoas envolvidas nas operações de carga, descarga e condução do veículo, em conjunto com outros usuários da estrada, a própria carga e o veículo.

Além do Transportador, o Embarcador é responsável por essa expertise: como transportar de forma segura o seu produto.

As operações de carga e descarga devem ser conduzidas por pessoas com formação específica e conscientes dos riscos envolvidos. Os condutores devem ter consciência do risco adicional que representa o deslocamento da carga, ou partes dela, durante a condução do veículo. Esta condição é aplicável a todos os veículos e a todos os tipos de carga.

A elaboração de Planos de Carga (Load Restraint Plan) que a TRS Learning desenvolve para Embarcadores e Transportadores de diversos segmentos envolve desde a escolha dos veículos até o dimensionamento dos sistemas de fixação, passando por testes de embalagens e palets, especificação de travamentos e dos sistemas de carga e descarga a serem utilizados, além da elaboração de manuais e o treinamento dos operadores. 

Planejamento é essencial para obter um transporte da carga eficaz, confiável e seguro.

Cargas acondicionadas incorretamente podem trazer conseqüências, como uma parada adicional para ajuste da amarração. Mas podem também resultar em acidentes irreparáveis, com prejuízos além da carga, dos veículos e de vidas.
Somente com informações técnicas confiáveis o embarcador e o gerenciador de risco podem avaliar corretamente os riscos associados ao transporte de cargas convencionais ou especiais.
Profissionais que por mais de 20 anos atuaram em projetos, ensaios de homologação, inspeção, pesquisa científica, sempre focados no Trânsito e no Transporte Rodoviário, se somam a utilização de novas ferramentas tecnológicas.
Além da elaboração de planos de amarração carga, análise de risco e perícias, o escopo de serviços pode incluir o treinamento para operadores, motoristas e gestores.

Benefícios do serviço

Ao contratar os serviços da TRS para elaboração de planos de carga e cálculos de distribuição de peso, o cliente reduz significativamente o risco de acidentes, perda ou deslocamento da carga, danos na carga, multas por excesso de peso e todas as suas conseqüências assessórias tanto financeiras quanto de imagem.

Os serviços da TRS atendem as necessidades de toda a cadeia logística: Embarcador, Gerenciador de Risco, Seguradora e Transportador, proporcionando a todos as informações necessárias para que a carga chegue ao seu destino intacta e no tempo e custo planejado.

[foogallery id="311"]