Espírito Santo cria grupo para combater acidentes no transporte de rochas

Entre as medidas propostas estão mais fiscalização e atualização da resolução 354

Deixar a rocha solta sobre a carreta é mais seguro. Este mito é responsável por boa parte dos acidentes graves que ocorrem nas estradas brasileiras envolvendo o transporte de rochas ornamentais. Somente no Espírito Santo, Estado onde a atividade é mais intensa, foram 34 mortos em dois acidentes em menos de três meses.

Segundo o engenheiro especializado em transporte, Rubem Penteado de Melo, da TRS Engenharia e Treinamento, de Curitiba, ao amarrar a rocha na carreta, o transportador “puxa o centro da gravidade para baixo” tornando o veículo mais estável. “Ao contrário do que muita gente pensa, quando a rocha segue solta, a probabilidade de o caminhão tombar é maior”, avisa.

Veja em reportagem da TV Globo um motorista justificando por que não amarra a carga.

Outro motivo constante de acidentes, de acordo com Rubem Melo, é o excesso de carga.

Na semana passada, ele esteve no Espírito Santo, a convite do sindicato que representa a indústria de rochas ornamentais, o Sindirochas, para discutir o assunto. Foi criado um grupo de trabalho, envolvendo transportadores, embarcadores, Ministério Público e Polícia Rodoviária, entre outros órgãos, para definir medidas que tragam mais segurança para este segmento de transporte.

Além de mais fiscalização nas estradas, os empresários reivindicam revisão da resolução 354 do Contran, que regulamenta o transporte de rochas. Segundo eles, a resolução dá margens para interpretações diferentes e precisa ficar mais clara. O engenheiro concorda. Para ele, o texto, de 2010, deve ser atualizado.  “Não contempla, por exemplo, o transporte de blocos menores. Também não contempla a necessidade de dormente para apoio do bloco. A resolução precisa melhorar em alguns aspectos, mas sua essência é segura”, declara.

CARRETA

Em sua passagem pelo Espírito Santo, o engenheiro percebeu outra ilegalidade. O transporte de rochas em bitrens de 9 eixos, o que é proibido. Somente o uso de bitrens de 7 eixos está autorizado. “A resolução 354 estabeleceu uma carreta especial para o transporte de rochas. Ela tem um dolly na frente. Mas essa carreta ‘não pegou’. Só vi uma rodando. É uma mosca branca”, compara.

 

Fonte: https://goo.gl/9WKUpe

Compartilhar

Outros Posts

Blog

A polêmica do suspensor de eixo na chuva

Um dos acessórios mais utilizados no transporte de cargas é o chamado “suspensor de eixo”. A função desse dispositivo é manter o eixo do veículo